1. CAEEL

    • O que é o CAEEL?

      O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CAEEL) é a entidade oficial de representação do corpo discente do Curso de Engenharia Elétrica nas modalidades de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a nível estadual, nacional e internacional, regido pelo seu Estatuto e pelas disposições legais vigentes.
      Mais

    • O que o CAEEL faz na prática?

      São atribuições do CAEEL:
      • Representar, congregar e coordenar o corpo discente do curso de Engenharia Elétrica e de cada estudante em particular, defendendo seus direitos e reivindicações em entidades internas e/ou externas à UFBA;
      • Defender a ampliação da representação estudantil nos órgãos colegiados e instâncias deliberativas;
      • Planejar, organizar, avaliar e estimular a participação dos estudantes em suas atividades, dentre elas reuniões e eventos de caráter social, cultural, artístico e científico, bem como demais atividades que lhe dizem respeito, numa perspectiva de integração e formação;
      • Apoiar as demais entidades estudantis atuantes no curso, desde que as mesmas não infrinjam as normas da Universidade, do presente Estatuto e atuem em benefício dos estudantes e do curso;
      • Apoiar firmemente a qualidade e os avanços na pesquisa, no ensino e na extensão, assim como defender uma Universidade autônoma e democrática.

    • Quem faz parte do CAEEL?

      Todo estudante regularmente matriculado nos cursos de Graduação ou Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFBA faz parte do CAEEL e pode fazer parte da Diretoria Executiva e Representação Estudantil. Conheça os membros da Diretoria e da Representação Estudantil

    • Posso fazer parte do CAEEL?

    • Onde fica a sede do CAEEL?

    • Como entrar em contato com o CAEEL?

  2. O que é o trancamento de matrícula?

    O trancamento de matrícula consiste na suspensão temporária, parcial ou total, de inscrição semestral em componentes, conforme o estabelecido no Regulamento de Ensino de Graduação e Pós- Graduação- REGPG. O trancamento de matrícula ou o trancamento total ou parcial de inscrição em componentes curriculares será concedido ao aluno regular da UFBA, quando requerido, dentro do período estabelecido na agenda acadêmica.
    O pedido de trancamento automático não poderá alcançar períodos pretéritos.

  3. Até quando eu posso fazer o trancamento de alguma matéria? Como o processo é feito?

    O trancamento de matrícula ou o trancamento total de inscrição em componentes curriculares, na graduação, não poderá ultrapassar cinqüenta por cento (50%) do tempo máximo do fluxograma mais atualizado do curso.
    O aluno será notificado pelo sistema informatizado de registro e controle acadêmico quanto à sua situação referente ao percentual de trancamento, quando o mesmo alcançar setenta por cento (70%) do tempo limite definido no caput desse artigo.
    O trancamento parcial de inscrição em componentes curriculares, na graduação, só será permitido até o máximo de vinte por cento (20%) da carga horária total do respectivo curso e desde que não tenha atingido o limite máximo previsto no Art. 68 do REGPG.
    O trancamento de matrícula e total de inscrição em componentes curriculares, na pós-graduação, só poderá ser concedido em um único semestre.
    O trancamento pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último semestre letivo.
    Para solicitar o trancamento de matrícula, o aluno deverá se dirigir ao Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE/CARE) para preenchimento do Requerimento Escolar.

  4. Como funciona o trancamento de componentes curriculares e de semestre?

    Para solicitar o trancamento de matrícula, o aluno deverá se dirigir ao Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE/CARE) para preenchimento do Requerimento Escolar. Ou se o período de trancamento estiver aberto, o aluno pode realizar o trancamento de componentes através do SIAC (Sistema Académico) onde terá acesso a uma tabela com as suas disciplinas e poderá marcar as que deseja trancar, marcando todas as disciplinas você estará realizando o trancamento do semestre. Caso não tenha inscrição em componente curricular o aluno só terá a opção de realizar o trancamento do seu semestre, para isso basta ler o aviso do sistema e clicar em Salvar na Solicitação de Trancamento.
    Durante o período de trancamento ainda é possível desistir.

  5. Como solicitar aproveitamento de estudos?

    O Aluno(a) pode solicitar o aproveitamento de estudos através do preenchimento do formulário de requerimento padrão no Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE) se o aproveitamento for referente a:
    a) disciplina cursada na UFBA: o aluno deve anexar histórico do curso anterior
    b) disciplina cursada em outra instituição: o aluno deve anexar histórico escolar atualizado constando carga horária dos componentes curriculares cursados com aprovação e programa(s) de disciplina(s), carimbado e assinado pela instituição de ensino referente ao curso. Em caso de instituição estrangeira, os documentos deverão ser acompanhados das respectivas traduções oficiais e devidamente autenticados pela autoridade consular brasileira no país de origem.
    Mais informações em: Sistema de Desenvolvimento Institucional.

  6. Como faço para trocar de curso pelas vagas residuais?

    O Processo seletivo para preenchimento das Vagas Residuais a partir de 2020 tem novo formato e critérios.
    A seleção será realizado em três etapas e será considerada a pontuação alcançada pelo candidato no ENEM e não mais através de provas aplicadas pela UFBA.
    – Primeira Etapa: Para transferência interna (TI) entre quaisquer cursos de graduação no processo de seleção para ingresso na UFBA e de reintegração no curso (RC)
    – Segunda Etapa: para preenchimento de vagas por egressos dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) da UFBA que não tenham logrado êxito na transição BI-CPL imediatamete, anterior à seleção das vagas residuais.
    – Terceira etapa: Para as categorias Transferência Externa (TE) e portadores de diploma (DI) que tenham feito algum ENEM nos últimos dez anos.
    Para mais informações acesse o site Vagas Residuais- UFBA, onde você encontrará os editais e os requisitos para a mudança de curso. A UFBA disponibiliza vagas residuais para os segundos semestres de cada ano.

  7. Tenho uma reclamação acerca de determinado(a) professor(a). O que eu faço?

    Você pode fazer sua reclamação através da Ouvidoria Geral da UFBA ou pode trazer a sua reclamação até nós (Centro Acadêmico) através das nossas reuniões semanais.

  8. Como eu faço pra validar as matérias que eu fiz no intercâmbio?

    O aluno deverá apresentar todos os documentos comprobatórios dos componentes curriculares cursados na Universidade de acolhida, apresentá-los à Secretaria Geral dos Cursos e solicitar o aproveitamento de estudos.
    Mais informações

  9. Como solicitar recorreção de avaliação?

    Para solicitar a recorreção o aluno deve preencher o formulário “Recorreçao de Avaliação” disponível Sistema de Desenvolvimento Institucional.

  10. Como solicitar segunda chamada de avaliação?

    Aluno(a) deve preencher a solicitação de segunda chamada de avaliação no Centro Integrado de Atendimento ao Estudante – CIAE (o formulário de solicitação pode ser encontrado em Formulários de Solicitações – CIAE). Junto à solicitação, o(a) aluno(a) deve anexar comprovante que a justifique a solicitação.
    De acordo com o Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (REGPG) o aluno terá direito à segunda-chamada nos seguintes casos:
    a) Direito assegurado por legislação específica (exemplo: Justiça Eleitoral e Serviço Militar);
    b) Motivo de saúde comprovado por atestado médico;
    c) Razão de força maior, a critério do professor responsável pela disciplina.
    O aluno deve declarar que a solicitação está sendo feita em até 5 dias úteis após a realização da avaliação para que o CIAE aceite a solicitação.
    Mais informações

  11. O que é o UFBA CARD e como solicitar?

    O UFBA Card é um cartão inteligente de identificação única para estudantes, professores, técnicos-administrativos, pesquisadores, profissionais com vínculo temporário e visitantes da Universidade.
    Os servidores permanentes e estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu podem solicitar diretamente na Web, no site UFBA CARD | CARTÃO INTELIGENTE DE IDENTIFICAÇÃO , quando precisarão fornecer uma foto atual e validar os dados a serem impressos.
    Os demais usuários, devem dirigir-se à sua Unidade de vínculo.