O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica – CAEEL foi fundado em 11 de março de 2004 do extinto Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica, sendo a entidade oficial de representação dos estudantes de graduação e pós-graduação do Curso de Engenharia Elétrica da UFBA.
Em 2013, após 2 anos inativo e sem coordenadoria, o CAEEL foi reativado. A nova diretoria, composta por apenas 3 membros, conseguiu o quórum mínimo para sua posse e enfrentaram diversas dificuldades. Não existia nenhum registro das atividades do CAEEL, a sede foi encontrada suja e com equipamentos antigos, além de que os estudantes não possuíam nenhum engajamento com a representação estudantil. Assim, a diretoria de 2013 teve que lutar para conquistar seu objetivo de revitalizar o CAEEL permanentemente, perpetuando a entidade para que tudo não acabasse após seu mandato. Então recorreram a diretores e outras entidades e centros acadêmicos para encontrar registros de atividades do CAEEL, criaram um Dropbox para a gestão do conhecimento e uma página no Facebook para se comunicarem com os estudantes, fizeram uma faxina geral na sede, reformaram o site, enfim, foram bem sucedidos em sua missão.
No ano de 2014, o CAEEL promoveu eventos de integração muito marcantes, Copa de Elétrica e o Festival de Tortas, além de arrecadar fundos para a entidade com a venda de camisas do curso. Para cumprir seu dever de representar os estudantes, o CAEEL realizou a avaliação de professores e a organização de audiências públicas para discussão de uma Nova Proposta para o Projeto Pedagógico do Curso.
Já em 2019, o CAEEL esteve presente representando os estudantes em comissões formadas na Escola Politécnica, como no Comitê de Gestão da Politécnica e do Departamento, na qual foram identificados e qualificados os principais pontos positivos e fragilidades do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (DEEC) e da Escola Politécnica da UFBA, assim como soluções para os devidos problemas apresentados e propostas para o ano de 2020.
A fim de incentivar e acolher os novos alunos do curso, nosso centro acadêmico recepciona os calouros e demonstra a importância da representação estudantil. Para isto, participa da matrícula dos calouros, de algumas aulas da disciplina Introdução à Engenharia Elétrica e da recepção dos calouros, apresentando informações sobre o nosso curso e suas ênfases. Além disso, valoriza o espaço físico destinado aos alunos, sua sede, providenciando sempre a organização e a melhoria da mesma.
O CAEEL também representa com seriedade e responsabilidade seus estudantes perante o Departamento de Engenharia Elétrica, o Colegiado do Curso e a Congregação da Escola Politécnica da UFBA, estimulando discussões entre discentes e docentes sobre melhorias no curso e na Universidade.